segunda-feira, 25 de abril de 2011

Por que algumas cirurgias plásticas são proibidas para fumantes.


Esta e uma pergunta que respondo freqüentemente em meu consultório para minhas paciente tabagistas. E por isto gostaria de explicar um pouco mais para você os riscos de se omitir este fato a seu cirurgião plástico.
                O cigarro possui inúmeros malefícios que já são muito bem conhecidos como predisposição para câncer , doenças pulmonares, amarelamento  dentário, etc.  Alterações estas causadas pelos inúmeras substancias perigosas encontradas nas combustão do cigarro. Porem a maioria da pessoas desconhece que o cigarro também influencia  em  características importantes da pele e na sua capacidade de cicatrização.
                O grande causador dos problemas  em cirurgia plástica e a substancia chamada nicotina (a mesma que causa a conhecida dependência ao cigarro). A nicotina tem como característica uma capacidade de vasoconstricção (deixa os vasos apertados dificultando a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos). Incorrendo em uma pele com uma vascularização deficitária que ocasiona uma perda da hidratação natural da pele alem de uma maior propensão as rugas devido a desidratação local.
                Eu Dr. Miguel Bailak gosto de dizer que consigo ver se minhas pacientes fumam apenas por ver as característica de sua pele. Longe de ser um truque de adivinhação basta que você comece analisar com mais cuidado  seus conhecido que fumam para notar a grande diferença destes para com as pessoas de mesma idade, e que não são exposta a cigarros(maior quantidade de rugas , menor brilho da pele, pele  com mais irregularidades).O efeito na pele do hábito de fumar começa a ficar mais evidente a partir dos 40 anos. Estudo realizado na população brasileira demonstra que se uma pessoa fuma 20 cigarros por dia, a sua pele pode envelhecer 10 anos em comparação com não fumantes.
                Outra alteração encontrada e na qualidade da cicatrizes da cirurgia plástica em pacientes que fumam. Devido a dificuldade do sangue de chegar ate o local em que esta ocorrendo a cicatrização. Muitas vezes esta e demorada e com um resultado estético muito  pior do que se o cigarro não estivesse presente.
                Algumas cirurgia são ate proibidas de serem realizadas com o paciente fumando como as abdominoplastias e a cirurgia de face (lifting de face). Pois devido ao grande descolamento as chances de necrose (morte da pele) são consideravelmente  maiores.
                Por sorte todos estes malefícios que mencionei podem ser revertidos com a suspensão do tabagismo pelo período de 30 dias antes do procedimento cirúrgico . Por esta razão se você fuma e deseja realizar uma plástica, converse  bem com seu cirurgião plástico sobre o riscos e as medidas  preventivas que devem ser tomadas antes de sua cirurgia.




diferença na pele de uma fumante


atendimento diferenciado para toda a região da cascavel , Toledo , marechal Candido de Rondon, Guairá foz do Iguaçu, Ubiratã e corbelia
Visite o site www.plasticacascavel.com.br e na seção de perguntas tire suas duvidas quanto a cirurgia plástica que você deseja (resposta em ate 24 horas para pessoas da região )

Nenhum comentário:

Postar um comentário